DOCOMOMO é o acrônimo que identifica a organização não-governamental “Comitê internacional para a Documentação e Preservação de Edifícios, Sítios e Bairros do Movimento Moderno”. Fundada em 1988 na Holanda, com representação em mais de quarenta países, é uma instituição sem fins lucrativos. O DOCOMOMO Internacional está sediado atualmente em Lisboa, Portugal, atuando também como organismo assessor do World Heritage Center da UNESCO. Os objetivos do DOCOMOMO são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins, sendo internacionalmente reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas. No Brasil o DOCOMOMO tem âmbito nacional e também conta com núcleos regionais. O DOCOMOMO Brasil vem realizando seminários científicos bianuais desde 1995. Os resultados estão disponibilizados na rede mundial e constituem um importante acervo sobre a identificação e a preservação do patrimônio moderno. Devido à amplitude e variedade regional do país, a importância do legado brasileiro de arquitetura moderna e a intensidade das atividades acadêmicas de pesquisa sobre temas relacionados ao patrimônio arquitetônico moderno, os Núcleos Regionais Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Norte-Nordeste também organizam regularmente Seminários DOCOMOMO.

 

O Núcleo DOCOMOMO SP foi o primeiro a se estabelecer após a criação do DOCOMOMO Brasil e, desde então,  vem organizando eventos, debates, encontros, seminários e workshops.

 

Neste ano de 2017 o Núcleo volta a propor um evento de caráter científico com chamada de trabalhos e revisão por pares. O V Seminário DOCOMOMO SP 2017 aconteceu dias 16 e 17 de outubro de 2017 no campus da UPM. Conta com o apoio institucional do PPGAU - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e apoio financeiro do Fundo Mackpesquisa da UPM.

 

A organização do evento contou com parceiros da Universidade São Judas Tadeu, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (São Carlos) e da da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (São Paulo), o ambos da Universidade de São Paulo. O V Seminário DOCOMOMO SP 2017 teve o apoio do DOCOMOMO Brasil, do DOCOMOMO Internacional e de outras associações profissionais e de pesquisa como a ANPARQ – Associação Nacional de Pesquisadores em Arquitetura e Urbanismo, o Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi e o portal Vitruvius.

O programa do V Seminário DOCOMOMO SP 2017 incluiu conferências e mesas redondas, com a participação de especialistas convidados, brasileiros e internacionais e no dia 14 de outubro de 2017, visitas a obras icônicas da arquitetura moderna paulista (MOMO_Tours)

AQUARELAS © LEDA BRANDÃO DE OLIVEIRA

CASA DE VIDRO, LINA BO BARDI, 1949-

AQUARELAS © LEDA BRANDÃO DE OLIVEIRA

SESC-POMPEIA, LINA BO BARDI,

ANDRÉ VAINER, MARCELO FERRAZ, 1978-86