CONFERENCISTAS CONVIDADOS
Sobre a Viagem de Oriente de Le Corbusier
Com 23 anos Charles-Édouard Jeanneret viajou através da Austria, Hungria, Sérvia, România, Turquia, Grécia e Itália. Na sua conferência Ricardo Daza apresenta os resultados da sua ampla pesquisa percorrendo novamente os caminhos dessa viagem formativa, comentando as informações e impressões dos cadernos de viagem, fotografias e documentos de época. E através de comparações, analogias e deduções Daza mostrará como as descobertas do jovem Le Corbusier permanecerão presentes e exercerão um papel fundamental na atividade criativa do mestre da arquitetura moderna, ao longo de sua obra completa.
Arquiteto pela Universidade Nacional da Colômbia, Mestre e doutor pela ETSAB, Escola Técnica Superior de Arquitetura da Universidade Politécnica da Catalunha. Renomado especialista e pesquisador da arquitetura moderna, é autor de Buscando Mies (Gustavo Gili, 2000) e Tras el Viaje al Oriente de Le Corbusier (Fundación Arquia, 2015). Professor convidado em vários centros e universidades do Brasil, Equador, Espanha, Colômbia, Chile, Italia, México, Paraguay, Perú y Venezuela. Desde 2010 dirige o Museo de Arquitectura Leopoldo Rother da Universidad Nacional de Bogotá. Curador de várias exposições, tem artigos publicados em várias revistas especializadas.
RICARDO DAZA
Universidad Nacional, Bogotá, Colômbia
HORACIO TORRENT
Universidad Catolica de Santiago, Chile
Argentino estabelecido no Chile, arquiteto e doutor pela Universidade Nacional de Rosário. Recebeu apoios de pesquisa para atuar no Centro Canadense de Arquitetura, no Instituto Getty de Artes e Humanidades, e na National Gallery of Arts de Washington. Lecionou em várias universidades na Argentina, Chile, Brasil e Venezuela. Atuou como Consultor PNUD-UNESCO sobre restauração de monumentos. Publicou vários ensaios sobre obras de arquitetura, paisagismo e urbanismo do século XX. Entre 1996 e 2001 foi coordenador do primeiro Centro de Informação e Documentação Especializado em Arquitetura Moderna no Chile. É coordenador do DOCOMOMO Chile.
"O sonho e a realidade": Arquitetura moderna brasileira,
entre a unidade estilística e a dispersão urbana
Das razões para uma nova arquitetura até as obras dos anos 1970 as arquiteturas brasileiras estimularam o sonho de uma unidade estilística que também esteve sempre presente na arquitetura moderna, tanto em suas opções tipológicas e urbanas como em suas aproximações de superfícies, detalhes e texturas. Um percurso revendo as publicações latino-americanas e internacionais de época permite verificar esse protagonismo, que só é ultrapassado quando a produção arquitetônica da realidade urbana afasta de cena esse sonho de futuro.
CAPA DA REVISTA ARQUITECTURA MÉXICO
ANO XX, Tomo XIV, Nº64, DEZEMBRO 1958.
MESA TEMÁTICA 01: INTERVENÇÃO
Desafios do restauro moderno.
Que complexidades, contradições e desafios vem sendo enfrentados nas tarefas de recuperação, restauro e renovação de casos exemplares de edificios modernos?
MESA TEMÁTICA 02: GESTÃO
Docomomo, Século 21: futuros.
Quando o Moderno virou passado, mas é ainda contemporâneo, como valorizar, promover e defender esse importantissimo legado arquitetônico e cultural?
MESA TEMÁTICA 03: RECONHECIMENTO
Projeto 102+30: memórias.
Trinta anos depois de publicada, as histórias por trás da edição n.102 da revista Projeto comemorando 50 anos do MES e 100 anos de Le Corbusier são relembradas por alguns de seus colaboradores e editores, em homenagem a Vicente Wissenbach.
Coordena Abílio da Silva Guerra Neto
Com Beatriz Mugayar Kühl, Nivaldo Vieira de Andrade Jr., Renato Anelli
EDIFICIO VILANOVA ARTIGAS (FAU-USP
ARTIGAS & CASCALDI, 1961-9
AQUARELAS © LEDA BRANDÃO DE OLIVEIRA