O V Seminário DOCOMOMO SP 2017 considera o patrimônio moderno paulista como manifestação peculiar no contexto de movimentos culturais brasileiros e internacionais com os quais estabeleceu laços significativos, atravessando fronteiras geográficas e temporais para conquistar o reconhecimento contemporâneo. A arquitetura moderna paulista e seus protagonistas – arquitetas e arquitetos que projetaram e construíram essas obras - vêm despertando o interesse de pesquisadores de todas as partes do planeta. Por isso, embora regional no tema, o V Seminário DOCOMOMO SP 2017 se define como internacional na abrangência dos conteúdos que se propõe a examinar e a debater. Os eixos de abordagem propostos para o V Seminário DOCOMOMO SP 2017 permitem uma ampla variedade de abordagens, estimulando o debate de interessados na preservação do patrimônio da arquitetura moderna paulista, tanto em âmbito acadêmico como técnico-profissional.
O eixo RECONHECIMENTO acolherá estudos, pesquisas e reflexões críticas sobre obras e/ou conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos ligados à arquitetura moderna paulista realizados nas décadas de 1920 a 1970, e as repercussões da produção desse conhecimento no ensino, documentação, pesquisa e prática contemporâneos.
O eixo INTERVENÇÃO acolherá reflexões criticas e estudos de casos de restauração ou qualquer tipo de interação envolvendo a transformação de obras e/ou conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos ligados à arquitetura moderna paulista realizados nas décadas de 1920 a 1970, e como essas intervenções afetaram a continuidade de seu uso ou sua adaptação a novos usos.
O eixo GESTÃO acolherá depoimentos, reflexões críticas e estudos referenciados sobre obras e/ou conjuntos arquitetônicos, urbanos e paisagísticos ligados à arquitetura moderna paulista realizados nas décadas de 1920 a 1970 que, mantendo ou não seus usos originais, suscitam questões relativas ao manejo, manutenção, visitação e valorização.
As propostas deverão ser enviadas em formato de ARTIGOS COMPLETOS com mínimo de 2000 e máximo de 10.000 palavras (inclusive notas e bibliografia). Serão aceitos trabalhos escritos em português, espanhol e inglês. Os trabalhos serão avaliados e revisados em formato “blind-peer-review”, de maneira criteriosa e rigorosa, por pelo menos dois membros e/ou consultores da Comissão Científica do evento. Cada artigo será pontuado pela média das duas avaliações.
A avaliação dos artigos irá considerar os seguintes critérios:
a) adequação da proposta ao tema/eixo (valor=1);
b) originalidade e/ou pertinência da proposta (valor=3);
c) contribuição crítica e/ou documental para a ampliação do campo do conhecimento sobre o tema/eixo (valor=3);
d) redação clara e precisa, argumentos expostos de maneira bem elaborada (valor=2);
e) bibliografia de apoio adequada, atualizada e pertinente (valor=1).
Trabalhos com média inferior a 7 serão desconsiderados. Todos os trabalhos aprovados com média igual ou acima de 7 serão incluídos nos anais do V Seminário DOCOMOMO SP. Os trabalhos com média entre 7 e 8 deverão ser revisados pelos autores atendendo às recomendações dos avaliadores. Do conjunto dos trabalhos aprovados, uma quantidade restrita de trabalhos será selecionada também para apresentação oral, atendendo à ordem de pontuação e às recomendações expressas dos avaliadores.
As propostas de trabalhos completos devem utilizar o "modelo de artigo" disponibilizado e ser enviadas nos prazos definidos no CRONOGRAMA para o e-mail:
AQUARELAS © LEDA BRANDÃO DE OLIVEIRA
SESC-POMPEIA, LINA BO BARDI, ANDRÉ VAINER, MARCELO FERRAZ, 1978-86